SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto: Avestruz / Autor: Mário Prata
Aulas: 04/turma: 6º ano
Objetivos: Que o aluno reconheça a tipologia
narrativa com ênfase na crônica e amplie o vocabulário.
Conteúdo: momentos e elementos da narrativa,
vocabulário.
Competências/Habilidades:
Inferir elementos da narrativa;
Observar elementos presentes numa crônica;
Perceber a intertextualidade;
Perceber o efeito de humor.
Estratégias:
Ativação do conhecimento
prévio
Antecipação
Checagem de hipóteses
O que é um avestruz?
Você já viu pessoalmente um avestruz?
A partir do título, o que você acha que vai tratar o
texto?
Você conhece outros textos do autor?
Localização de informações
Comparação de informações
Generalizações
Leitura do texto pelo professor;
Elencar características do gênero Crônicas;
Produção de inferências locais e globais ;
Levantamento de vocabulário e compreensão de seu
significado;
Perceber efeito de humor: Você concorda com o autor
quando ele diz: “O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga.”
Recuperação do contexto de
produção
Definição de finalidades e
metas da atividade de leitura
O que você pensou sobre o texto se confirmou após a
leitura do
mesmo?
Qual é o público- alvo deste tipo de texto?
Em qual suporte costuma ser publicado o gênero crônica?
Percepção das relações de
intertextualidade/interdiscursividade
mostrar a imagem do próprio texto
Trazer desenho animado do Papa-Léguas
Comparar a crônica com o desenho (dê semelhanças e diferenças
entre a crônica e
o desenho?)
Percepções de outras linguagens
Você gostou do texto?
Você teria um avestruz como animal de estimação
Fora cães, gatos, pássaros, que outro animal de estimação
você
teria?
Recursos: Cópias do texto, recursos multimídias,
dicionários.
Avaliação: Participação do aluno nas atividades
propostas conforme estratégias de Roxane Rojo.
Professoras:
Deise
Conceição Pissutto
Rosana Moisés da Silva
Rosemary Aparecida Pontes
Maria das Graças Arsuffi
Grupo presencial
com profª Érica Marson/21/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário