sábado, 1 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DE PERSONALIDADES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA


CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO
 
 
Melhor Gestão, Melhor Ensino – Língua Portuguesa
 
Marilena Chauí
 
Professora de Filosofia da USP
"O livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo", considera a doutora em Filosofia Marilena Chauí.
Eu costumo falar no esplendor do livro porque ele abre para mundos novos, ideias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro.
Fonte: Depoimento feito ao site da Livraria Cultura em 2004.
 
Melhor Gestão, Melhor Ensino – Língua Portuguesa
 
Rubem Alves
 
Psicanalista, educador, escritor e teólogo.
A literatura é um processo de transformações alquímicas. O escritor transforma – ou, se preferirem uma palavra em desuso, usada pelos teólogos antigos, “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue em palavras e diz a seus leitores:“Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha carne. Isso é o meu sangue!”. A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.
Fonte: ALVES, Rubem. A beleza dos pássaros. In: ______. Na morada das palavras. 3. ed. Campinas: Papirus, (N/D). p. 66.
 
Melhor Gestão, Melhor Ensino – Língua Portuguesa
 
Contardo Calligaris
 
 
Psicanalista
A função essencial da literatura, a seu ver, é a de libertar o ser humano:
A literatura é o catálogo das vidas possíveis e impossíveis. Quanto maior for nossa liberdade, mais necessário se torna ter um catálogo de experiências possíveis para poder exercê-las. Porque ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados. A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade. Foi onde aprendi que podia e talvez precisasse viajar, "perder países", como dizia Fernando Pessoa. Na literatura, descobri que havia alhures e que só esses alhures podiam dar algum sentido ao lugar onde, por acaso, eu tinha nascido.
Fonte: Depoimento feito ao site da Livraria Cultura.
 

2 comentários:


  1. A arte
    Só fará uso da arte de escrever, aqueles que têm como fonte de inspiração a leitura. Ela amplia os novos horizontes do conhecimento e nos faz sentir que somos os escritores e leitores da nossa própria história.
    Selma Godoi de Albuquerque

    ResponderExcluir
  2. "Pensa! O pensamento tem poder.
    Mas não adianta só pensar.
    Poema
    Você também tem que dizer!
    Diz! Porque as palavras têm poder.
    Mas não adianta só dizer.
    Você também tem que fazer!
    Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."
    Gabriel Pensador
    Fonte:Poemas de Gabriel o Pensador

    ResponderExcluir