sexta-feira, 7 de junho de 2013


Meu Amor pelos Livros

Desde menina eu já amava livros, desde os pequenos de literatura infantil que toda criança tem, até as enciclopédias numerosas que ficavam no alto da estante da sala de estar. Meu pai, assim como os pais de algumas colegas, vivia comprando enciclopédias numerosas para que nós, suas filhas, pudéssemos estudar e fazer as pesquisas escolares, ele sempre dizia: "Isso tudo é pra vocês ficarem inteligentes". Naquela época as famílias que tinham boas enciclopédias em suas estantes eram consideradas cultas, e por isso meu pai queria deixar essa herança para nós. E por este cuidado todo com os livros é que nós tínhamos o momento certo para manuseá-los e apreciá-los, era como se fosse uma recompensa por algo bom ou de valor que tivéssemos feito, e portanto, aprendemos assim a valorizá-los ainda mais. Muitos anos se passaram desde a minha meninice, e o amor pelos livros só aumentou. Amo livros de todos os gêneros, embora a minha preferência seja por literatura brasileira, penso até que chega a ser uma mania, pois todo livro que vejo, pode ser novo ou velho, pequeno ou grande, de todo jeito, eu quero levar para casa, como se fosse adotá-lo, e cuido como se fosse um filho, reservo um lugarzinho especial para cada um. Hoje eu tenho em minha casa uma pequena biblioteca, uma estante em meu quarto, com todos os meus livros, cada um tendo seu lugar especial, separados por gêneros e tipos. Há também aqueles de cabeceira, que são inseparáveis, não que sejam mais queridos, mas que naquele momento são os escolhidos, e geralmente está junto o que foi adquirido mais recentemente, que ainda tem cheiro de papel novo. Todo esse amor e respeito eu adquiri pela leitura e literatura ao longo da minha vida, portanto posso dizer que os livros são uma parte de mim.

(depoimento professora: Miriam Cuchiaro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário