quinta-feira, 13 de junho de 2013

continuação das situações de aprendizagem






                            SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

TEXTO: PAUSA / MOACYR SCLIAR

PLANO DE AULA

Duração – 08 aulas 7ªSérie/8º Ano

1 –Objetivo: Desenvolver e ampliar a capacidade de leitura.

2 –Conteúdo: Elementos da Narrativa.

3 – Competências e habilidades:

1. Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreensão global.

2. Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.

4 – Estratégias: Roda de leitura usando comparação e análise de texto, discussão do texto.

5 –Recursos: Xerox do texto, caderno, áudio e vídeo.

6 – Avaliação: Leitura e análise do conto usando questões que contemplem as estratégias de leitura.

ROTEIRO

Ativação do conhecimento prévio.
Antecipação.
Checagem de hipóteses.

a) Apresentação do título, por que será Pausa?

b) Qual o significado da palavra pausa?

c) O que significa a palavra pausa para você?

d) Em que momento você faz uma pausa?

e) Em que momento você precisa de uma pausa?

f) O que você costuma fazer no período de pausa?

Localização e/ou cópia de informações.
Comparação de informações.
Generalização

a) Leitura do texto pelo professor.

b) Discussão em torno dos elementos da narrativa (tema, enredo, espaço, tempo, personagens, conflito, desfecho).

c) O que você imagina que Samuel foi fazer naquele lugar?

d) Pela descrição do ambiente e das personagens que tipo de lugar você imagina?

e) Por que você acha que Samuel freqüentava esse lugar?

f) Do que se trata o texto?

g) Qual parte do texto indica o assunto central do texto?

Produção de inferências locais.
Produção de inferências globais.

a) Qual é a rotina de Samuel?

b) O que você acha que é barcaças?

c) O que você acha que é furtivamente?

d) O que você acha que é lanços?

e) O que você acha que é chambre?

f) O que você acha que é cenho?

g) O que você acha que é longínquos?

h) O que você acha que é carcomido?

i) O que você acha que é lancinante?

j) O que você acha que é trespassar?

k) O que você acha que é esvair-se?

Percepção de relações de intertextualidade e discursividade.
Percepção de outras linguagens.

a) Áudio da música Cotidiano de Chico Buarque de Holanda.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.

Diz que está me esperando pr'o jantar

E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão


Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

a) O que a música se assemelha com o conto?

b) Como você imagina ser o ritmo dessa música?

c) Como são as mulheres descritas na música?

d) O tema da música é o mesmo do conto?

Vídeo do filme Click.

COLOCAR O VÍDEO.

a) O que o filme tem em comum com o texto?

b) Como as personagens resolvem fugir da realidade?

Recuperação do contexto de produção do texto.
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.

a) Quem escreveu o conto?

b) Onde o conto foi divulgado?

c) Para quem?

d) Qual a intenção?

e) Quem será o leitor desse texto?

PROFESSORA PALESTRANTE: ALINE.

PROFESSORAS DO GRUPO PRESENCIAL DO DIA 29/05/2013:

CATIA REGINA GUERINO ESTIGONI;

LUCILENE DA CONCEIÇÃO PEREIRA;

LUZIA A. CARNEIRO SOUSA;

MARIA SOCORRO BITU DE MENEZES;

SELMA GODOI DE ALBUQUERQUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário