SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO: PAUSA / MOACYR SCLIAR
PLANO DE AULA
Duração – 08 aulas 7ªSérie/8º Ano
1 –Objetivo: Desenvolver e ampliar a capacidade de
leitura.
2 –Conteúdo: Elementos da Narrativa.
3 – Competências e habilidades:
1. Inferir tema ou assunto principal de um texto, com
base em sua compreensão global.
2. Inferir informação pressuposta ou subentendida em um
texto literário, com base na sua compreensão global.
4 – Estratégias: Roda de leitura usando comparação e
análise de texto, discussão do texto.
5 –Recursos: Xerox do texto, caderno, áudio e vídeo.
6 – Avaliação: Leitura e análise do conto usando questões
que contemplem as estratégias de leitura.
ROTEIRO
Ativação do conhecimento prévio.
Antecipação.
Checagem de hipóteses.
|
a) Apresentação do título, por que será Pausa?
b) Qual o significado da palavra pausa?
c) O que significa a palavra pausa para você?
d) Em que momento você faz uma pausa?
e) Em que momento você precisa de uma pausa?
f) O que você costuma fazer no período de pausa?
Localização e/ou cópia de informações.
Comparação de informações.
Generalização
|
a) Leitura do texto pelo professor.
b) Discussão em torno dos elementos da narrativa (tema,
enredo, espaço, tempo, personagens, conflito, desfecho).
c) O que você imagina que Samuel foi fazer naquele lugar?
d) Pela descrição do ambiente e das personagens que tipo
de lugar você imagina?
e) Por que você acha que Samuel freqüentava esse lugar?
f) Do que se trata o texto?
g) Qual parte do texto indica o assunto central do texto?
Produção de inferências locais.
Produção de inferências globais.
|
a) Qual é a rotina de Samuel?
b) O que você acha que é barcaças?
c) O que você acha que é furtivamente?
d) O que você acha que é lanços?
e) O que você acha que é chambre?
f) O que você acha que é cenho?
g) O que você acha que é longínquos?
h) O que você acha que é carcomido?
i) O que você acha que é lancinante?
j) O que você acha que é trespassar?
k) O que você acha que é esvair-se?
Percepção de relações de intertextualidade e
discursividade.
Percepção de outras linguagens.
|
a) Áudio da música Cotidiano de Chico Buarque de Holanda.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
a) O que a música se assemelha com o conto?
b) Como você imagina ser o ritmo dessa música?
c) Como são as mulheres descritas na música?
d) O tema da música é o mesmo do conto?
Vídeo do filme Click.
COLOCAR O VÍDEO.
a) O que o filme tem em comum com o texto?
b) Como as personagens resolvem fugir da realidade?
Recuperação do contexto de produção do texto.
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
|
a) Quem escreveu o conto?
b) Onde o conto foi divulgado?
c) Para quem?
d) Qual a intenção?
e) Quem será o leitor desse texto?
PROFESSORA PALESTRANTE: ALINE.
PROFESSORAS DO GRUPO PRESENCIAL DO DIA 29/05/2013:
CATIA REGINA GUERINO ESTIGONI;
LUCILENE DA CONCEIÇÃO PEREIRA;
LUZIA A. CARNEIRO SOUSA;
MARIA SOCORRO BITU DE MENEZES;
SELMA GODOI DE ALBUQUERQUE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário