quinta-feira, 13 de junho de 2013



             
 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Texto: No aeroporto / Carlos Drummond de Andrade


Tempo previsto :  4 aulas Série/Ano: 8ª série / 9º. Ano

Objetivo: Reconhecer o gênero textual crônica e ampliar o vocabulário.

Conteúdo temático: inferência, intencionalidade, dicção e entonação.

Competências e habilidades: refletir sobre o uso da língua como instrumento essencial para a aprendizagem; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor; identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal; localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto; confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura, esclarecimento de palavras desconhecidas a partir da inferência.

Estratégias:
Aula interativa com a participação dos alunos; roda de leitura e de conversa;

Antes da leitura levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, o veículo de comunicação, o gênero textual e o autor.

                                           Antecipação do título

Já foram em algum aeroporto?

Já viajaram de avião?

Sabem onde fica o aeroporto do Galeão?

Já ouviram falar de Carlos Drummond de Andrade?

Sabem o que é uma crônica?

                      Leitura do primeiro parágrafo e checagem de hipóteses

Como será a aparência de Pedro?

O que vocês estão achando de Pedro?

Durante a leitura confirmação e retificação de antecipações e expectativas e construção do sentido global do texto.

O texto era o que vocês esperavam?

Vocês gostaram?

Recursos: Cópias impressas do texto e dicionário.

Avaliação: Avaliação crítica do texto a partir da oralidade, interação e participação nas leituras e rodas de conversa.

T9
Rubenilda Rodrigues Silva
Sueli Geraldini  Nogueira Queiroz
Tânia Canado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário