SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
Texto: No aeroporto / Carlos Drummond de Andrade
Tempo previsto : 4 aulas Série/Ano: 8ª série /
9º. Ano
Objetivo:
Reconhecer o gênero textual crônica e ampliar o vocabulário.
Conteúdo temático: inferência, intencionalidade, dicção e entonação.
Competências e habilidades: refletir sobre o uso da língua como instrumento essencial para a
aprendizagem; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor;
identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal; localizar
e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto;
confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criadas antes
ou durante a leitura, esclarecimento de palavras desconhecidas a partir da
inferência.
Estratégias:
Aula interativa com
a participação dos alunos; roda de leitura e de conversa;
Antes da leitura
levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, o veículo de
comunicação, o gênero textual e o autor.
Antecipação do título
Já foram em algum
aeroporto?
Já viajaram de
avião?
Sabem onde fica o
aeroporto do Galeão?
Já ouviram falar de
Carlos Drummond de Andrade?
Sabem o que é uma
crônica?
Leitura do primeiro parágrafo
e checagem de hipóteses
Como será a
aparência de Pedro?
O que vocês estão
achando de Pedro?
Durante a leitura
confirmação e retificação de antecipações e expectativas e construção do
sentido global do texto.
O texto era o que
vocês esperavam?
Vocês gostaram?
Recursos:
Cópias impressas do texto e dicionário.
Avaliação:
Avaliação crítica do texto a partir da oralidade, interação e participação nas
leituras e rodas de conversa.
T9
Rubenilda Rodrigues Silva
Sueli Geraldini Nogueira Queiroz
Tânia Canado
Nenhum comentário:
Postar um comentário