sexta-feira, 7 de junho de 2013




A mesa da professora

 
No ano de 1978, entrei pela primeira vez em uma escola. Tinha 6 anos e não sabia escrever, mas já sabia todas as sílabas e enganava bem.

Logo, no primeiro dia de aula conheci várias crianças, que como eu estavam entrando na escola, pela primeira vez. Algumas davam até medo, pois abriam a boca e não paravam de chorar e eu achava que elas estavam com medo da mulher (diretora) ,que exigia que fizéssemos fila.

Vejam! Criança que nunca foi à escola, e filha única que adorava brincar com crianças; ali era o paraíso e eu não estava com medo de nada e de ninguém.

Meus pais ao contrário da minha alegria estavam iguais a algumas daquelas crianças, chorando, pois era o meu primeiro dia na escola.

Subimos as enormes escadarias, sim, pois; para mim as escadarias eram imensas...Tudo era maior do que a minha pessoa.

Enfim, chegamos na sala de aula.

Olhei para os lados como uma menina bem curiosa e enquanto os alunos sentavam-se em suas mesinhas, eu vi à minha frente uma mesa enorme, com plástico, livros, cadernos, apagador colorido e uma caixinha com giz. Resolvi sentar ali, tirei meus materiais que eram novinhos e encapados e resolvi mexer no livro ( cartilha ),que estava aberta à minha frente, comecei a ler em voz alta aquelas sílabas e as crianças, que estavam do outro lado, começaram a dar risadas do meu comportamento.

Foi, quando a dona da mesa, chegou e me disse carinhosamente que o meu lugar era na mesinha do outro lado da sala.

Ela me levou até a mesinha de uma outra classe que era considerada mais forte; pois eu sabia as sílabas...

Nunca esqueci desse dia!

Principalmente porque eu enganava bem na memorização das sílabas.

(Professora : Rosemary Aparecida Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário