sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


Situação de Aprendizagem

QUADRO SÍNTESE

Texto – AEROPORTO – Carlos Drummond de Andrade

Série / Ano: 7ª série / 8º ano.

Tempo Previsto: 10 aulas.

Objetivo: Ampliar e desenvolver a capacidade leitora.

Conteúdo: Elementos da narrativa / Conteúdos da crônica.

Competências e habilidades: Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreensão global; Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em informações contidas em título, subtítulo ou corpo do texto.

Estratégias: Rodas de leitura; trabalhos em dupla / grupos; uso de recursos audiovisuais; aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, segundo Roxane Rojo.

Recursos: Fotocópias do texto, caderno do aluno, caderno do professor, mídias (áudio e vídeo)

Avaliação: Acompanhamento da participação do aluno em roda de conversa (questões orais, participação / interação); Questões objetivas e discursivas baseadas em outra crônica.

Roteiro para a aplicação da Situação de Aprendizagem

1º Passo: Sondagem pré-leitura (checar hipóteses) – Antes da primeira leitura, em roda de conversa, o professor interage com os alunos sondando os conhecimentos prévios com perguntas diretas que remetem ao título do texto:

- O que é um aeroporto?

- Quem conhece?

- Quem já esteve em um?

- O que acontece lá?

- Que sentimentos este lugar pode nos trazer?

- Que outros lugares podem nos trazer os mesmos sentimentos?

2º Passo: Leitura coletiva – Durante a leitura, a cada parágrafo o professor questiona os alunos, especialmente sobre os vocábulos que não são comuns ao seu cotidiano para que possam inferir seu significado.

1º parágrafo

- O que seria o Galeão?

- E quadrimotor?

- O que entendemos por parco de palavras?

2º parágrafo

- Hóspede ameno? Motivo plausível? O que seria?

- O que entendemos por ostensiva?

3º parágrafo

- Merecedor das distinções? Que distinções?

- O que lhe apraz?

4º parágrafo

- O que e para que ele requisitava?

5º parágrafo

- Incontinência? O que seria?

- Quem vocês acham que é o Pedro? Por quê?

6º parágrafo

- Porque o aeroporto ficou vazio?

3º Passo – Neste momento o professor pode retomar os conteúdos focando os elementos da narrativa e as características da crônica.

- Que tipo de texto é este?

- Porque uma narrativa? O que temos no texto que caracteriza a narrativa?

Localizar no texto algumas destas características.

- Que gênero textual traz esta narrativa? Uma lenda? Uma fábula? Um conto (de fadas / terror)? Uma crônica?

- Porque uma crônica?

- O que me faz reconhecer? Qual a característica mais marcante da crônica? (retoma o cotidiano / contada de forma rápida)

Localizar no texto estas situações.

4º Passo – Intertextualidade -  Neste momento utilizando imagens de encontros e despedidas em aeroportos o professor pode retomar o cotidiano de um aeroporto e os sentimentos que estes momentos despertam.

A cada imagem apresentada, o professor deve provocar os alunos para despertar que sentimentos são despertados.

Segue abaixo imagens sugeridas para inferência e intertextualidade:

 
 
 
 
 
 
4º Passo – Despertar nos alunos a intencionalidade do autor - Sugestões:

- Que sentimentos podem surgir em cada situação apresentada?

- Será que o autor queria provocar algum sentimento ao escrever esta crônica?

- O que sentiram durante a leitura do texto? (curiosidade?)

- Qual era a intenção do autor ao provocar esses sentimentos?

- Com qual sensação termina o texto?  (saudade?)

5º Passo – Para encerrar o professor pode utilizar um clipe com a letra da música “Encontros e Despedidas” ( Maria Rita / Milton Nascimento) trazendo o tema da crônica em outro texto.

Segue abaixo link como sugestão.

 

            ( PROFESSORA:MIRIAM CUCHIARO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário