Situação
de Aprendizagem
QUADRO SÍNTESE
Texto
– AEROPORTO – Carlos Drummond de Andrade
Série
/ Ano: 7ª série / 8º ano.
Tempo
Previsto: 10 aulas.
Objetivo:
Ampliar e desenvolver a capacidade leitora.
Conteúdo:
Elementos da narrativa / Conteúdos da crônica.
Competências
e habilidades: Inferir tema ou assunto principal de um
texto, com base em sua compreensão global; Inferir tema ou assunto principal de
um texto, com base em informações contidas em título, subtítulo ou corpo do
texto.
Estratégias:
Rodas
de leitura; trabalhos em dupla / grupos; uso de recursos audiovisuais; aula
interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e o
conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor, segundo Roxane
Rojo.
Recursos:
Fotocópias do texto, caderno do aluno, caderno do professor, mídias (áudio e
vídeo)
Avaliação:
Acompanhamento da participação do aluno em roda de conversa (questões orais,
participação / interação); Questões objetivas e discursivas baseadas em outra
crônica.
Roteiro para a aplicação da Situação de
Aprendizagem
1º
Passo: Sondagem pré-leitura (checar hipóteses) – Antes da primeira
leitura, em roda de conversa, o professor interage com os alunos sondando os
conhecimentos prévios com perguntas diretas que remetem ao título do texto:
- O que é um aeroporto?
- Quem conhece?
- Quem já esteve em um?
- O que acontece lá?
- Que sentimentos este lugar
pode nos trazer?
- Que outros lugares podem
nos trazer os mesmos sentimentos?
2º
Passo: Leitura coletiva – Durante a leitura, a cada parágrafo o
professor questiona os alunos, especialmente sobre os vocábulos que não são
comuns ao seu cotidiano para que possam inferir seu significado.
1º parágrafo
- O que seria o Galeão?
- E quadrimotor?
- O que entendemos por parco
de palavras?
2º parágrafo
- Hóspede ameno? Motivo
plausível? O que seria?
- O que entendemos por
ostensiva?
3º parágrafo
- Merecedor das distinções?
Que distinções?
- O que lhe apraz?
4º parágrafo
- O que e para que ele
requisitava?
5º parágrafo
- Incontinência? O que
seria?
- Quem vocês acham que é o
Pedro? Por quê?
6º parágrafo
- Porque o aeroporto ficou
vazio?
3º
Passo – Neste momento o professor pode retomar os conteúdos
focando os elementos da narrativa e as características da crônica.
- Que tipo de texto é este?
- Porque uma narrativa? O
que temos no texto que caracteriza a narrativa?
Localizar
no texto algumas destas características.
-
Que gênero textual traz esta narrativa? Uma lenda? Uma fábula? Um conto (de
fadas / terror)? Uma crônica?
-
Porque uma crônica?
- O
que me faz reconhecer? Qual a característica mais marcante da crônica? (retoma
o cotidiano / contada de forma rápida)
Localizar
no texto estas situações.
4º Passo – Intertextualidade - Neste momento utilizando imagens de encontros
e despedidas em aeroportos o professor pode retomar o cotidiano de um aeroporto e os sentimentos
que estes momentos despertam.
A
cada imagem apresentada, o professor deve provocar os alunos para despertar que
sentimentos são despertados.
Segue
abaixo imagens sugeridas para inferência e intertextualidade:
4º Passo – Despertar nos alunos a
intencionalidade do autor - Sugestões:
-
Que sentimentos podem surgir em cada situação apresentada?
-
Será que o autor queria provocar algum sentimento ao escrever esta crônica?
- O
que sentiram durante a leitura do texto? (curiosidade?)
-
Qual era a intenção do autor ao provocar esses sentimentos?
-
Com qual sensação termina o texto?
(saudade?)
5º Passo – Para
encerrar o professor pode utilizar um clipe com a letra da música “Encontros e
Despedidas” ( Maria Rita / Milton Nascimento) trazendo o tema da crônica em
outro texto.
Segue
abaixo link como sugestão.
( PROFESSORA:MIRIAM CUCHIARO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário