quinta-feira, 13 de junho de 2013


           

  

 
          SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

 

TEXTO: “PAUSA” DE MOACYR SCLIAR

 Tempo Previsto:  8  aulas Série/Ano: 8º/9º

 

Objetivo: Mostrar a vida conjugal (Família) e conscientizá-lo sobre o respeito mútuo.

Conteúdos: As características da crônica (estrutura, sutileza, subjetividade).

Competências e Habilidades :

Leitora e escritora;

Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações implícitas no texto;

Identificar a finalidade da crônica, seu gênero e o assunto principal.

Estratégias:
Perceptuais, cognição social e o principal   meta cognitivas ;

 

Trazer a imagem de um homem com as mesmas características do personagem desse texto (solitário, sistemático), assim como trazer a imagem de uma mulher com as mesmas características dessa do texto (azedume na voz e seca);

Debater com os alunos sobre o tema, fazendo a sondagem dos conhecimentos  (sincronicidade ) ;

 

                                  Hipóteses

 O título está coerente com o texto? Por quê? Esse título causou estranheza e por quê ?

 Deixar pistas como palavras em negrito (rapidamente, Samuel, jovem, tinha fronte calva, máscara, Isidoro, Friozinho, fechou a porta, comeu vorazmente, silêncio, guiava lentamente, azedume na voz e seca) para o aluno (leitor) interagir com o autor (localização das informações).

 Recursos:

Imagens verbais e não  verbais;

Xerox do texto com dicas (negrito);

Dicionário;

Artigo dos Direitos Humanos (Carta  Magna e Tratado de Viena).

Avaliação:

Participação oral.

Professora: Patrícia Escudeiro Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário