sexta-feira, 7 de junho de 2013



O dinossauro
Falando de leitura e escrita eu comecei a ler primeiro e depois é que fui desenhar as letras. Desenhar mesmo!
Um dia, já com 5 anos minha mãe comprou vários gibis e em um deles havia a figura de um dinossauro e abaixo da figura estava escrita a palavra. Lembro que prestei muita atenção na ilustração e na palavra.
Naquela tarde minha mãe me levou para ver como era uma escolinha perto de casa; a intenção dela é que eu observasse como era uma escolinha e mais tarde perdesse o medo de uma escola.
Lá, eu desenhei, brinquei, lanchei e escrevi... Eu achava que tinha escrito dinossauro, mas o que desenhei foi um monte de bolinhas.
A professora mostrou a figura de um dinossauro e a palavra correta, mas mesmo assim as minhas bolinhas eram as que mais se pareciam com a palavra DINOSSAURO.
A alfabetização deve trabalhar todos os dias com ilustrações e palavras, pois dessa forma a criança vai adquirindo a competência leitora e escritora, já nos primeiros anos.
Quando alfabetizadora trabalhava com: figuras, palavras, frases e depois textos curtos.
Hoje para os alunos com problemas na leitura e escrita nas 5ª s séries uso os mesmos recursos: cruzadinhas, textos lacunados , etc.
(Professora : Rosemary Aparecida Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário